No sábado, dia 23 de março, ocorreu a recepção dos novos alunos ingressantes do Programa Acadêmico Grandes Desafios para a Engenharia (GCSP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O encontro marcou o início de uma jornada de aprendizado e crescimento para os 24 estudantes selecionados para fazerem parte dessa iniciativa.
A nova turma é composta por alunos de diversos cursos de engenharia, incluindo Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica. Essa diversidade de formações promete enriquecer ainda mais as discussões e projetos desenvolvidos ao longo do programa.
Os alunos foram recepcionados em uma roda de conversa por alguns dos professores que lecionam no programa, incluindo Ana Liddy Cenni de Castro Magalhães, Carmela Maria Polito Braga (coordenadora do programa), Fernando do Couto Rosa Almeida, Giovanna Monique Alelvan, Renan Kozan, Sonia Denise Ferreira Rocha e Talita Fernanda das Graças Silva. Nesse ambiente descontraído, os ingressantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas expectativas em relação ao programa e ouvir um pouco das experiências dos anos anteriores, tanto por parte dos professores quanto dos veteranos presentes.
Após a roda de conversa, houve uma confraternização, com direito a coffee break, onde os alunos puderam interagir e conhecer melhor seus colegas de turma e os docentes envolvidos. Além disso, foram realizadas gravações de conteúdos para o Instagram do programa (@gcspufmg), visando compartilhar momentos e informações relevantes com a comunidade acadêmica e o público em geral.
O Programa Grandes Desafios da Engenharia da Escola de Engenharia da UFMG tem como objetivo formar profissionais completos, capazes de enfrentar os desafios complexos do século XXI. Para isso, são desenvolvidas cinco competências ao longo do percurso acadêmico dos estudantes: Multidisciplinaridade, Talento, Empreendedorismo, Multiculturalidade e Consciência Social. Essas competências são essenciais para preparar os alunos não apenas para o mercado de trabalho, mas também para contribuir de forma significativa para o desenvolvimento sustentável da sociedade.





























