No último dia 18 de março, o Programa GCSP da Escola de Engenharia realizou o evento “Café com Prosa”. Com o objetivo de recepcionar a segunda turma de alunos selecionados para o programa, o evento foi marcado por um clima descontraído, mas também pelo compromisso em formar líderes com mentalidade multicultural para resolver os desafios globais que a sociedade enfrenta atualmente.
Além dos novos estudantes, que começam em 2023 suas jornadas com os Grandes Desafios da Engenharia para o Século XXI, a iniciativa ainda contou com a presença de professores e alguns alunos da primeira turma, iniciada em 2022. Durante o evento os participantes puderam desfrutar de um ambiente descontraído e interação fluida para compartilhar, em cunho informal, suas experiências e expectativas, além de saborear alguns lanches.
Dando sequência à programação do dia, os professores do programa apresentaram-se ordenadamente, falaram sobre suas atuações, projeções e motivações para o novo ciclo. Por fim, o grupo de alunos composto por Bruno Lopes, Hebert Costa, Lígia Bittencourt, Mateus Chaves e Otávio Tibúrcio, compartilhou seu aprendizado por meio de uma imersão acadêmica sucedida em Igarapé, município de Minas Gerais. A atividade foi realizada em colaboração com as secretarias de Promoção Social, Educação, Infraestrutura e Meio Ambiente da prefeitura da cidade e já representa uma excelente experiência de formação no GCSP da Escola de Engenharia da UFMG.
Sobre o encontro, o aluno Hebert Costa comenta: “A experiência foi superlegal! Ver a chegada da segunda turma é como um sinal de que o projeto, apesar de incipiente, está prosperando, evoluindo e dando certo. Nós (alunos da primeira turma) vemos o esforço das professoras Carmela Braga e Ana Liddy em fazer o programa acontecer, e é gratificante saber que existem novos professores na Escola de Engenharia preocupados em complementar nossa formação na área de engenharia com outros conhecimentos e visões, sobretudo na dimensão da sustentabilidade.”