No dia 11 de julho, os primeiros estudantes do GCSP UFMG celebraram a conclusão de seus estudos no programa ao apresentar seus Projetos Finais em um evento realizado na Sala de Congregação da Escola de Engenharia da UFMG. O evento contou com a presença dos diretores do Programa GCSP, dedicados orientadores dos estudantes e ilustres convidados, incluindo o Diretor da Escola de Engenharia, Cícero Murta Diniz Starling, além de outros colegas que vieram prestigiar os colegas concluintes.
A ocasião representou um marco significativo, já que Catharina, Hebert e Lígia tiveram a oportunidade de compartilhar os resultados de seus projetos de pesquisa, frutos de quase dois anos de dedicação e empenho. A diversidade e inovação dos projetos impressionaram os presentes e demonstraram a amplitude de conhecimento e expertise adquirida ao longo do programa.
Catharina Alvarenga Perdigão apresentou um estudo detalhado das condições termodinâmicas de dissolução de nióbio e titânio contidos em baterias TNO de veículos elétricos, oferecendo contribuições valiosos para a otimização de tecnologias sustentáveis no setor automotivo.
Hebert Costa trouxe uma proposta de desenvolvimento de uma ferramenta baseada em aprendizado de máquina independente de similaridade de sequências para identificação de vírus a partir de dados de metagenômica. Sua pesquisa pode impactar positivamente os avanços na área da saúde e da biotecnologia.
Lígia Lamounier Bittencourt explorou os impactos da produção ao descarte de módulos fotovoltaicos utilizados na energia solar fotovoltaica e suas ações de sustentabilidade. Seu projeto contribui diretamente para a conscientização e busca por alternativas ecologicamente responsáveis no campo das energias renováveis.
Após a cerimônia, Catharina Alvarenga Perdigão expressou um pouco do que estava sentindo depois da oportunidade de compartilhar seu trabalho:
“Extremamente gratificante! Durante todo o processo de desenvolvimento, tive o privilégio de contar com o apoio constante das professoras Carmela e Ana Liddy, que acompanharam de perto cada etapa do projeto. Agradeço também à Professora Virgínia, que trouxe o programa internacional para a UFMG. Além disso, sou grata ao meu orientador, o Professor Daniel, por sua orientação valiosa ao longo desse projeto. Apresentar esse trabalho diante de personalidades tão ilustres foi uma experiência extremamente gratificante. E enquanto concluinte de curso, foi ainda mais recompensador porque meu desafio no GCSP também serviu como meu Trabalho de Conclusão de Curso. Além de apresentar, também foi bom poder prestigiar meus colegas, Lígia e Hebert entraram comigo no início do GCSP e hoje somos a primeira turma a se formar pelo programa, o que torna ainda mais especial estar dividindo essa honra. Espero que venham muitos mais formandos por aí!”
Com os resultados notáveis apresentados por esses alunos pioneiros do Programa GCSP, a Escola de Engenharia da UFMG reafirma seu compromisso em promover uma educação de excelência, voltada para a formação de profissionais capacitados e comprometidos em trabalhar os desafios que a sociedade global enfrenta atualmente. A jornada desses concluintes é um testemunho da dedicação e determinação que definem o Programa GCSP e a Escola de Engenharia como um todo. Com expectativa, aguardamos as contribuições futuras desses jovens líderes para um mundo mais sustentável e inovador.



