UFMG

Estudantes da Universidade de Queensland (UQ) na Austrália colaboram com o Programa GCSP da Escola de Engenharia da UFMG em Viagem de Estudos

Estudantes da Universidade de Queensland (UQ), na Austrália, embarcaram em uma jornada de conhecimento e colaboração internacional em julho de 2023, ao se unirem ao Programa GCSP da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Brasil. A viagem, parte da Metallurgy Study Tour da UQ, foi projetada para proporcionar aos estudantes uma experiência prática no campo da engenharia metalúrgica, enquanto se envolvem em um intercâmbio multicultural.

A Metallurgy Study Tour da UQ é uma tradição anual na qual estudantes de Engenharia Metalúrgica do 4º ano são desafiados a organizar todos os aspectos de sua excursão, incluindo itinerário, visitas a locais, financiamento e acomodação. O principal objetivo da viagem é adquirir conhecimentos técnicos e práticos aplicáveis ao projeto de design do último ano dos estudantes.

Em 2023, onze estudantes e dois supervisores da UQ escolheram o Brasil e o Chile como destinos, com foco na indústria de mineração, metalurgia e minerais. Durante sua estadia em Minas Gerais, entre os dias 8 e 14 de julho, os estudantes da UQ, acompanhados de alguns dos estudantes e professores integrantes do GCSP, participaram de um programa diversificado que incluiu visitas a empresas líderes na indústria mineral, como a Nexa Resources, Kinross e AngloGold Ashanti. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e participar de sessões de networking com nossos estudantes.

A programação na UFMG incluiu uma fala de abertura das Professoras Carmela Braga e Virgínia Ciminelli, sendo a última, junto com a Profa Sônia Denise, a responsável pelas mediações que trouxeram a universidade da Austrália a Belo Horizonte. Também houve apresentações de destaque, como a do Prof. James Vaughan sobre Educação em Metalurgia e Pesquisa em Hidrometalurgia e a do Eng. Leonardo Santos, da Hatch, sobre Projetos no Brasil e Processamento de Lítio. Além disso, os estudantes da UFMG puderam compartilhar suas experiências com os visitantes australianos em um encontro que incluiu apresentações de trabalhos e outras atividades.

Os estudantes do GCSP da UFMG que acompanharam as visitas técnicas expressaram sua gratidão por esta experiência multicultural, enfatizando a riqueza de conhecimento adquirido sobre os processos envolvidos na mineração. “Nesta semana, não apenas pudemos viver uma experiência multicultural, mas também adquirimos muito conhecimento sobre os processos envolvidos na mineração. Agradecemos a todos os envolvidos por tornar isso possível e também à companhia de nossos novos amigos da Austrália, que serão sempre bem-vindos no Brasil”, disseram os estudantes.

A viagem de estudos proporcionou uma oportunidade única para os estudantes da UQ e da UFMG aprenderem juntos, trocarem conhecimentos e fortalecerem suas habilidades técnicas e culturais. Além disso, enfatizou a importância da multiculturalidade como uma competência valiosa na formação de futuros engenheiros. A colaboração entre a Universidade de Queensland e o Programa GCSP da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais demonstra o poder da educação internacional e da cooperação acadêmica na formação de estudantes altamente qualificados e preparados para enfrentar os desafios globais da engenharia metalúrgica e da indústria de mineração.