No Programa GCSP UFMG, reforçamos nosso compromisso com a competência social, reconhecendo a importância de promover a diversidade e respeitar a história da comunidade negra. Neste post, destacamos 5 personalidades que, por meio de suas habilidades, entraram para história, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa.
1- Mary Jackson
Foi uma pioneira na engenharia aeroespacial, nascida em Hampton, Virgínia, em 1921. Ela fez história ao se tornar a primeira engenheira negra na NASA em 1958. Inicialmente uma “computadora humana” no Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica (NACA), Jackson enfrentou discriminação racial e barreiras de gênero. No entanto, sua habilidade excepcional em matemática e engenharia aeronáutica a levou a se tornar uma engenheira sênior na NASA. Suas contribuições notáveis incluem a realização de experimentos em túneis de vento e a defesa da igualdade de oportunidades para mulheres e minorias.

2- André Rebouças
Nascido em 1838 na Província da Bahia, filho de pais abolicionistas, Rebouças dedicou sua vida a lutar contra a escravidão e promover avanços na engenharia. Permaneceu um ano e sete meses na França e Inglaterra dedicados à teoria e prática da Engenharia Civil, Ele trouxe conhecimentos avançados para o Brasil e desempenhou um papel crucial na implementação de projetos ferroviários e hidrelétricos. Sua visão progressista também o levou a projetar o primeiro sistema de esgoto do Rio de Janeiro. Rebouças desafiou as normas raciais da época e tornou-se um símbolo de resistência e progresso.

3- Jerry Lawson
Nascido em 1940, foi um pioneiro da engenharia eletrônica e dos video games. Como engenheiro-chefe da Fairchild Semiconductor na década de 1970, Lawson liderou a equipe responsável pelo desenvolvimento do Channel F, o primeiro console de videogame com cartuchos intercambiáveis. Na época, a maioria dos sistemas de jogo tinha a programação do jogo embutida no hardware para que não pudesse ser removida ou alterada. Lawson e sua equipe refinaram e aprimoraram a tecnologia que permitia que os jogos fossem armazenados como software em cartuchos ROM removíveis, permitindo assim a troca de jogos de uma unidade de console sem qualquer perigo de choques elétricos.

4- Enedina Marques
Nascida em Curitiba no ano de 1913, Enedina foi a primeira mulher negra a se formar em engenharia no Brasil. Filha de doméstica, foi criada na casa da família do delegado e major Domingos Nascimento Sobrinho, para quem sua mãe trabalhava. Enedina tinha a mesma idade da filha de Domingos e, para que pudessem fazer companhia uma a outra, ele a matriculou nos mesmos colégios da filha. Formou-se em Engenharia Civil em 1945 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em um contexto social e educacional desafiador para mulheres e pessoas negras, Marques quebrou barreiras e se destacou em uma carreira predominantemente masculina.

5- Annie Easley
Nascida em 1933, foi uma engenheira de software e matemática afro-americana que desempenhou um papel crucial na NASA durante a era espacial. Ela começou como “computadora humana” e, eventualmente, tornou-se uma programadora habilidosa, O trabalho de Easley ajudou a assentar os fundamentos tecnológicos para futuros lançamentos de naves espaciais e lançamentos de satélites para fins climáticos, comunicacionais e militares, além de contribuir para o voo da sonda Cassini, em 1997, para Saturno. Easley também advogou pela igualdade de oportunidades e foi uma mentora para jovens interessados em STEM. Seu impacto na engenharia e na promoção da diversidade continua a inspirar a próxima geração de profissionais.

Indicação da Coordenação (por Carmela Braga)
Estrelas Além do Tempo, disponível no Disney+, é uma produção obrigatória para quem quer saber mais sobre protagonismo negro. No longa-metragem de 2016, é possível conhecer as histórias de Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe).
As três cientistas afro-americanas lidaram com o preconceito enquanto desempenhavam suas funções na Langley Research Center (o Centro de Pesquisas Langley), da NASA – a agência espacial norte-americana.
Via Disney.com
