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Os grandes desafios do programa GCSP da EEUFMG

Os grandes desafios para o GCSP EEUFMG foram escolhidos pela compreensão das demandas prioritárias da cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais e do Brasil, bem como das competências da EEUFMG, especialmente no que diz respeito à capacidade de contribuir para esses projetos específicos.

A inserção social de projetos é considerada essencial, uma vez que esses projetos devem representar um exercício permanente da aplicação de conhecimentos e habilidades de engenharia, visando melhorar as condições de vida das pessoas, especialmente aquelas, cujas necessidades fundamentais, ainda não foram atendidas.

Os desafios do GCSP EEUFMG incluem:

  1. Recuperar e melhorar a infraestrutura urbana
  2. Fornecer acesso à água, respeitando seus diversos usos, e tratar águas residuais
  3. Desenvolver soluções energéticas limpas e seguras
  4. Desenvolver mentalidades e soluções sustentáveis
  5. Desenvolver recursos para o aprendizado personalizado avançado

Os componentes curriculares visando a formação das 5 competências

Caminho formativo a partir da estrutura curricular flexível da UFMG, por meio de um plano de Formação Complementar (240h), submetido ao Colegiado de curso do aluno. Essa carga horária foi escolhida para atender, também, ao requisito mínimo de integralização de uma Formação Complementar, conforme norma interna da UFMG.

Cada aluno deve escolher um dos Grandes Desafios e selecionar as disciplinas da Tabela 1 (mínimo de 120h), além das exigidas ou obrigatórias (120h), inerentemente multidisciplinares e criadas para os objetivos do Programa. As disciplinas sugeridas são relacionadas para cada Grande Desafio de Engenharia deste Programa GCSP, mas outras também podem ser escolhidas, conforme sugerido pelo mentor do aluno, de acordo com cada projeto específico.

O currículo prevê uma atividade também obrigatória, denominada Imersão Acadêmica, que compreende uma combinação de visitas ou estágio em uma empresa ou município. Durante esse período, os alunos e seu mentor identificarão problemas relevantes ou questões técnicas a serem tratadas pelos projetos do GCSP. 

Tabela 1: Currículo interdisciplinar

Conteúdos básicos para todos os estudantes do GCSP (carga horária mínima de 60h)

Desafios para a Engenharia, Inovação e Solução de Problemas (Nova) (30h) (Obrigatória)

Sustentabilidade e Ética em Engenharia (Nova) (30h) (Obrigatória)

EMA083 Desenho Mecânico (60h) (Optativa)

Eletrônica, Metrologia e Fundamentos de Instrumentação (Nova) (30h) (Optativa)

Simulação e Modelagem em Engenharia (Nova) (30h) (Optativa)

EPD064 – Tecnologia e Sociedade (60h)
(Optativa)

Internato Curricular Geral Urbano e Rural (60h) (Optativa)

Fundamentos de Programação Orientada a Objetos (Nova) (30h) (Optativa)

 

Grande Desafio I: Recuperar e melhorar a infraestrutura urbana

ETG011 Análise de Sistemas de Transporte (60h)

EHR007 Hidrologia Aplicada (60h)

ETG051 Planejamento de Transportes Urbanos e Regionais (60h)

ESA612 Tratamento de Esgotos Sanitários (60h)

ETG036 Tráfego Urbano (60h)

ESA009 Controle Ambiental (60h)

ETG037 Transportes Públicos (60h)

ESA014 Tratamento de Águas de Abastecimento (60h)

EHR018 Engenharia de Recursos Hídricos (45h)

ESA126 Controle de Poluição Atmosférica (60h)

ENG – Imersão Acadêmica I – Cidades (Obrigatória) (60h)

EPD048 Tópicos em gestão da Produção: Gestão Ambiental (60h)

 

Grande Desafio II: Fornecer acesso à água, respeitando seus diversos usos, e tratar águas residuais

ENG090 – Reuso da Água (30h)

Especiação e Reações em Meio Aquoso (nova)
(30 h)

EHR007 – Hidrologia Aplicada (60h)

EQM056 – Processos Industriais I (60h)

ESA014 Tratamento de Águas de Abastecimento (60h)

EMN026 – Geologia de Engenharia e Hidrogeologia Aplicada (60h)

EHR018 – Engenharia de Recursos Hídricos (45h)

ESA125 – Controle da Poluição do Solo e das Águas Subterrâneas (60h)

ESA613 – Tratamento de Efluentes Industriais (60h)

ESA612   Tratamento de Esgotos Sanitários
(60h)

ENG – Imersão Acadêmica II – Água
(Obrigatória) (60h)

 
 

Grande Desafio III: Desenvolver soluções energéticas limpas e seguras

EEE024 – Fundamentos de Energias Alternativas (30h)

ENG033 – Tópicos em Engenharia Mecânica C: Tecnologia solar – Fundamentos e aplicações (60h)

ELE045 – Geração de Energia Elétrica (60h)

ENU002 – Questões Energéticas (60h)

EHR020 – Usinas Hidrelétricas (60h)

ENG091 – Recuperação de Produtos e Energia do Saneamento Ambiental (60h)

EEE934 – Armazenadores de Energia Elétrica (PPGEE) (60h)

Materiais para Geração e Acúmulo de Energia (30h) (nova)

ENG – Imersão Acadêmica III – Energia – (Obrigatória) (60h)

 
 

Grande Desafio IV: Desenvolver mentalidades e soluções sustentáveis

EMT074 – Ciência dos Materiais (60h)

ENG090 – Mudança do Clima e Mercado de Carbono (30h)

ENG033 – Biocombustíveis Líquidos (45h)

EMT094 Seleção de Materiais e Processos (nova) (30h)

Processos Químicos voltados para sustentabilidade (nova) (45h)

Processos Aplicados ao tratamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Aquosos (para recuperação de materiais) (nova) (30h)

Recuperação de Áreas Degradadas e Usos Futuros (nova) (30h)

ELT071 Automação Residencial (30h)

ENG – Imersão Acadêmica IV – Sustentabilidade (Obrigatória) (60h)

EMN017- Aproveitamento Sustentável de Recursos Minerais (60h)

 

Grande Desafio V: Desenvolver recursos para o aprendizado personalizado avançado

DIP FAE988 – Didática e Docência: O Ensino como Objeto de Estudo (30h)

Disciplina de Engenharia na área desejada

DIP FAE956-Tecnologias Educacionais (30h)

Disciplina de Engenharia na área desejada

MTE 025 – Didática (60h)

Disciplina de Engenharia na área desejada

ENG – Imersão Acadêmica V – Aprendizagem (Obrigatória) (60h)

 

Fonte: UFMG School of Engineering GCSP Proposal, 2020

Todos os alunos selecionados para o Programa devem participar de uma Atividade de Imersão Acadêmica, relacionada ao Grande Desafio escolhido por eles, conforme indicado na Tabela 1. Essa atividade inclui visitas com imersão, por um período, em uma determinada cidade, empresa, escola ou comunidade, onde seja possível identificar um problema ou demanda a ser resolvida. Os alunos serão convidados a formar grupos multidisciplinares para participar dessa imersão, sendo sempre orientados por pelo menos um professor / mentor do Programa GCSP.

O objetivo é aumentar a conscientização, dar aos alunos a oportunidade de identificar um problema, discuti-lo com a comunidade ou o grupo, obter aceitação e confiança do grupo para propor uma solução específica, na tentativa de alcançar um resultado positivo para a comunidade, mesmo que este represente apenas um benefício parcial.

O projeto que cada aluno irá propor deverá ser escolhido a partir dessa imersão, tentando compartilhar o problema identificado e as responsabilidades envolvidas, com base nas competências específicas de cada aluno, trabalhando em colaboração para alcançar uma solução viável.

Promover a capacidade e a competência no processo de tradução de ideias, invenção e inovação em uma solução viável entender e aplicar o entendimento da economia local e global em projetos, cada estudante do Programa deve escolher, pelo menos uma, entre as atividades relacionadas ao empreendedorismo:

  • Participar da Oficina de Projetos, Empreendedorismo e Inovação;
  • Cursar Sistema de Desenvolvimento do Produto.
  • Cursar Projeto de Processos.
  • Cursar Inovação para Sustentabilidade.
  • Cursar Tópicos Avançados em Inovação.
  • Participar no conselho administrativo de uma empresa júnior por um semestre;
  • Participar em uma competição nacional ou internacional.
 

Desenvolver e ampliar a conscientização global e a experiência multicultural. Escolher, pelo menos uma, entre as experiências:

  • Estudar no exterior por meio de algum programa internacional.
  • Realizar estágio no exterior com foco global.
  • Participar de projetos focados em um programa global, com alguma experiência com estrangeiros, mesmo que em uma reunião virtual. O EWB – Engineers Without Borders pode ajudar com alguma oportunidade para isso.
  • Participar de algum curso de férias, mesmo na UFMG, com a participação de estudantes estrangeiros que ingressam em nossa universidade.
  • Participar de algum evento internacional do GCSP, apresentando experiência pessoal no Programa.

Para a opção escolhida, os estudantes do Programa devem justificar como o programa de estudo (Formação Complementar) / estágio / projeto / experiência proposto:

  1. cultivará a conscientização global,
  2. promoverá a sensibilidade a múltiplas perspectivas,
  3. melhorará as habilidades de comunicação em uma língua estrangeira e
  4. facilitará o desenvolvimento da comunidade.

Promover e aprofundar a consciência e a motivação social, a fim de que o profissional traga seus conhecimentos técnicos para desenvolver soluções que sirvam para melhorar a vida de todas as pessoas, principalmente daquelas que mais precisam. Escolher, pelo menos uma, entre as experiências:

  • Internato Acadêmico da Engenharia;
  • Programa de Internato Curricular;
  • Participar do CIPMOI como instrutor de algum curso;
  • Participar da iniciativa de Engenharia Solidária;
  • Participar de algum projeto do Engenheiros sem Fronteiras – ESF;
  • Participar do Cursinho Equalizar como instrutor.